Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Benefício de 1 salário mínimo para criança autista?

Sim, é possível.

há 2 anos

Famílias que possuem algum membro diagnosticado com transtorno do aspectro autista podem requerer junto ao INSS o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas). Trata-se de um benefício concedido a cidadãos de baixa renda que são portadores de alguma deficiência de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, de longo prazo (com efeitos por pelo menos 2 anos), que a impossibilite de participar de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas (Lei 8.742/1993).

Conforme a lei, a pessoa com transtorno do espectro autista é considerada pessoa com deficiência, para todos os efeitos.

Tal benefício por ser requerido em qualquer idade (crianças, adolescentes e adultos).

O benefício possui determinadas regras em que a pessoa deve estar enquadrada para receber vejamos:

- É preciso comprovar não ter condições de prover o próprio sustento ou tê-lo provido pela sua família. No caso possuir uma renda familiar de até 1/4 salário mínimo per capta (hoje esse valor é de R$ 303,00).

- Ter inscrição no Cadúnico devidamente atualizada;

- Comprovar documentalmente a existência da deficiência;

O valor do benefício é de um salário mínimo, pagos mensalmente, sem direito ao décimo terceiro. Importante ainda esclarecer, que não precisa contribuir para o INSS para ter direito a este benefício, diante de seu caráter assistencial.


  • Sobre o autorEspecialista em Direito Previdenciário
  • Publicações11
  • Seguidores27
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações184
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/beneficio-de-1-salario-minimo-para-crianca-autista/1553450090

Informações relacionadas

Mário Vargas da Silva, Advogado
Modeloshá 2 anos

Mandado de Segurança com Pedido Liminar.

Israel Alencar, Advogado
Artigoshá 2 anos

Você sabia que mães de autistas podem receber 1 (um) salário mínimo mensal do Governo Federal para cuidar de seus filhos?

O Autista tem direito ao desconto da conta de luz.

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Infelismente essa lei nao e valida para todos os autistas uns consegue e outros nao alem de ser uma demora na espera do resultado e quando o inss da indeferido ai e que na justiça demora mesmo o processo do meu filho ja vai a mais de 2 anos na espera isso nao era pra ser assim era para ser mais rapido muita família precisa desse beneficio passam muita dificuldade e ficam na espera e sem saber se vai conseguir ou nao mais infelismente o brasil e assim tem que esperar o tempo que for preciso continuar lendo

Infelizmente, Alessandra o brasil está largado na sarjeta. Salve se quem puder continuar lendo